Utilização de metodologia ativa por problemas na disciplina de Ciências dos Materiais e de Processos
- Ricardo Luiz Perez Teixeira
- Mar 15, 2017
- 2 min read
Updated: Dec 25, 2024
Resumo
Neste trabalho se apresenta as experiências no uso de metodologias ativas em um curso de Engenharia de Materiais no Brasil. A partir das experiências relatadas, uma análise do Projeto Pedagógico de Curso (PPC) do Curso de Graduação em Engenharia de Materiais da UNIFEI (EMT) é apresentada. Na sequência são listadas as experiências de aplicabilidade de metodologias ativas no EMT para as disciplinas de Ciências dos Materiais e Processos de Manufatura. Os resultados indicam que os discentes são favoráveis à utilização de metodologias ativas nas disciplinas de EMT. Entretanto, são necessárias ações mais efetivas para convencimento dos docentes do EMT.
Palavras-chave: Metodologias Ativas, Aprendizagem Baseada em Problemas, Ensino de Engenharia.
Abstract
This paper presents experiences of using active methods in Materials Engineering undergraduate course in Brazil. From the experiments appointed, an analysis of the Pedagogical Project Course (PPC) of undergraduate courses in Materials Engineering is presented. Thus, the applicability of active methodologies in Materials Science and Engineering course (EMT) can be listed. The results show that learners are favorable to the use of active methodologies. However, more effective actions are necessary to convince the professors of the EMT.
Keywords: Active Methodologies, Problem-Based Learning, Engineering Education.
1. Introdução
Visando a melhoria da relação discente-docente no aprendizado, pesquisadores da área de educação e pedagogia vêm buscando um aprendizado mais participativo dos discentes com uma nova postura docente na colaboração do aprendizado, surgindo, assim, as metodologias ativas.
Para a implantação de uma metodologia ativa, faz-se necessária uma reflexão e uma intervenção nos currículos de engenharia aliando habilidades técnicas que devem ser desenvolvidas no profissional e as melhores formas de aprendizagem ativa pelo discente.
Por meio do Projeto de Implantação de Metodologias Ativas na Universidade Federal de Itajubá Campus de Itabira, avaliou-se o uso de metodologias ativas no Curso de Engenharia de Materiais da Universidade Federal de Itajubá Campus de Itabira (EMT), concentrando-se no estudo e análise da Aprendizagem Baseada em Problemas (do inglês: Problem-Based Learning - PBL), mostradas resumidamente a seguir...
Já publicado em:
VOCATIONAL TRAINING OF THE ENGINEER: AN APPROACH TO ACTIVE LEARNING METHODOLOGIES IN FEDERAL UNIVERSITY, A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO ENGENHEIRO: UM ENFOQUE NAS METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM EM UNIVERSIDADE FEDERAL.
Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica
2018-11-01 | journal-article
ISSN: 1983-0408 URL: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/7330
DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2018.7330
Source: Ricardo Teixeira
Comments