Utilização de metodologias ativas para aulas de laboratório de ciências e química
- Ricardo Luiz Perez Teixeira
- Feb 29, 2016
- 1 min read
Updated: Dec 25, 2024
A utilização dos materiais e técnicas adequadas para um projeto em ciências e química é relevante para que os alunos realizem suas experiências no "projetando" e possam alcançar resultados esperados e a fixação de conteúdos acadêmicos almejado pelo docente. O uso de materiais e técnicas inadequadas podem levar a resultados não desejados para o caso do projeto em questão. Essa metodologia de PBL pode ser aplicada em turmas do ensino superior e também para ensino técnico médio , como forma de contribuição para a aprendizagem dos graduandos em Engenharia e demais alunos de curso técnico secundário.
O esforço de junção teoria e prática numa aprendizagem significativa tem suas bases nos estudos de Thomas Muner, Pestalozzi, Froebel, Jean Piaget e Vygotsky sobre a experiência e a aprendizagem buscando a construção da autonomia individual. Segundo Paulo Freire, um ambiente de teória unida a pratica fomenta a pesquisa e investigação de aprendizagem pelo surgimento de dúvidas, pela construção de hipóteses e mesmo pelas experimentações práticas.
As metodologias ativas de ensino-aprendizagem, como a “Aprendizagem Baseada em Problemas” ou PBL (Problem-Based Learning), fomentam o “aprender a aprender”de forma construtiva e proativa no “Estudo de Caso” e sua resolução, segundo Perrenoult, dentro de regras claras baseadas no real, dentro da zona proximal, como mencionado por Lev Vygotsky.
Já publicado em:
Case study: Active learning methodology approach in corrosion and science practices
Research, Society and Development
2017-03-15 | journal-article
ISSN: 2525-3409 URL: https://rsd.unifei.edu.br/index.php/rsd/article/view/67
DOI: http://dx.doi.org/10.17648/rsd-v4i3.67
Source: Ricardo Teixeira
Comments