top of page

Educação em Práticas de Corrosão e Química

Updated: 5 days ago

Blog Prof. Ricardo Luiz Perez Teixeira (Engenharia, Inovação e Educação), Itabira, Vol. 1, No. 1 (fev. 2016), eblg001. https://doi.org/10.5281/zenodo.18441428


29/02/2016


Ricardo Luiz Perez Teixeira

Instituto de Engenharias Integradas da Universidade Federal de Itajubá, Itabira, MG, Brazil



RESUMO: Nos cursos de engenharia, as bases epistemológicas de uma ciência na química dificilmente são discutidas, o que leva a disciplina ser considerada como de difícil entendimento. Isso fomenta a busca por uma abordagem metodológica mais atraente pelo docente. O objetivo do presente estudo foi apresentar de que forma é possível superar o paradigma da dificuldade em aprender química como ciência para engenharia. Realizar-se-á uma pesquisa qualitativa, na qual se propõe uma abordagem investigativa sobre a construção de conhecimentos por meio de um projeto proposta de uma prática de química. Pôde -se superar o paradigma da dificuldade em aprender química por meio de uma abordagem de PBL prática, construtiva e investigativa na produção de conhecimentos e na obtenção de resultados.

Palavras-chave: Metodologias Ativas. Ensino de química. Construtivismo. Experimento. Práticas de Ciências para engenharia.

Introdução:

As metodologias ativas servem para o fortalecimento da autonomia significativa do estudante tornando como uma a teoria-prática e o ensinar-aprender. Pela teoria cognitivista de David Ausubel, tem-se um aprendizado mais eficiente nas ocasiões em que o estudante consegue agregar e incorporar os novos conteúdos aos já existentes, sem a necessidade de associações indevidas. Para esta aprendizagem, tem-se que o aluno ativo para a aprendizagem do que lhe é significativo. Ausubel valoriza, assim, o conhecimento e o entendimento de informações, cujos conteúdos se agregam de forma hierarquizada com os conhecimentos prévios — subsunçores — que auxiliam na aprendizagem e no crescimento cognitivo dos indivíduos.

Referências (trabalhos indicados para leitura):


 
 
 

Comments


Visitor counter

bottom of page